Aumenta o número de mortos na região

31/03/2020

O último dia de março apresenta-nos uma subida bastante acentuada de casos confirmados a nível nacional. Hoje foram registados mais 1035, muito provavelmente motivado pelo aumento do número de testes efetuados. Portugal atingiu os 7443 casos confirmados com Covid-19, e há mais 20 mortes declaradas em relação a ontem. Estão internadas 627 pessoas, das quais 188 estão nos cuidados intensivos. O número de recuperados mantém-se em 43. Na região a subida não foi tão significativa, sendo Santa Maria da Feira a destacar-se pela negativa, com 13 novos casos e cinco mortos declarados, números que até ao momento não haviam sido divulgados. E é precisamente o número de mortos que preocupa, com mais três em Ovar, perfazendo um total de 11 óbitos. Oliveira de Azeméis apresenta mais 10 casos do que ontem e S. João da Madeira só regista mais dois casos do que segunda-feira.

Os números não deixam margem para dúvidas e este aumento de 1035 casos confirmados a nível nacional prova que o aumento de testes efetuados poderá dar valores bem mais próxima da realidade. Atualmente, segundo a Direção Geral de Saúde são já 7443 os casos confirmados com Covid-19 no território nacional. Em termos de mortos há mais 20 a lamentar, somando agora 160 mortos. Estão internados 627 pacientes, sendo que 188 estão nos cuidados intensivos. Em relação a recuperados, mantém-se as mesmas 43 pessoas.

Na região, Santa Maria da Feira revela um subida mais acentuada, com 13 novos casos, e somando agora 165 casos confirmados. A notícia é que a Câmara Municipal disponibilizou o número de mortos no concelho, que são cinco. Ovar continua também a subir, e segundo o presidente da Câmara Municipal, Salvador Malheiro, esta tarde falava já em 277 casos confirmados e 11 mortos, números que o autarca diz não serem piores porque devido às medidas musculadas que foram tomadas há cerca de 15 dias atrás.

Em Oliveira de Azeméis a subida foi de mais 10 casos, somando agora 80 casos confirmados. Relativamente a S. João da Madeira a subida foi ligeira, surgindo apenas dois novos casos, registando agora 34 casos confirmados. A autarquia continua a não divulgar os óbitos, mas há o registo de pelo menos um, não confirmado pelas autoridades oficiais.

Recorde-se que em Portugal foi decretada a fase de mitigação da pandemia de Covid-19 na quinta-feira passada, esta que é nível de alerta e de resposta mais elevado. Esta fase é ativada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia ativa. Nesse sentido o crescimento de número de casos confirmados e do número de mortos tem vindo a crescer de forma gradual. Por esse motivo, e para evitar uma maior possibilidade de propagação do vírus, é cada vez mais importante o reforço da ideia de que deve permanecer em casa, só saindo para realizar operações vitais e indispensáveis, como ir ao supermercado ou à farmácia.

Leave a Reply