31/03/2020
Pela sexta vez a marca de automóveis Peugeot alcança o galardão de “Carro do Ano” na Europa, a mais prestigiada distinção do setor automóvel do velho continente. O merecedor da distinção foi o novo Peugeot 208, que recebe o troféu que anualmente é atribuído por um júri constituído por jornalistas especializados do setor automóvel, incluindo portugueses.
A Peugeot recebe a distinção de “Carro do Ano 2020” através do seu modelo compacto urbano, o novo 208, mas ao longo da sua história, diversos modelos da Peugeot de diferentes segmentos, desde as berlinas topo de gama ou de gama média-alta, como o Peugeot 504, de 1969 e o 405 de 1988, compactos de vocação familiar, como o Peugeot 307, de 2002 e de elevado conteúdo tecnológico, como o Peugeot 308, de 2014, bem como propostas que representam uma abordagem inovadora ao segmento SUV, espelhada pelo Peugeot 3008., foram merecedores de tal distinção
Para os responsáveis da marca, este prémio é reflexo do “ protagonismo do seu design e das suas tecnologias, bem como das prestações dos seus veículos, durante os últimos 50 anos da história do automóvel”.
Mas, conheçamos um pouco melhor este modelo tipicamente citadino, que cumpre todos os requisitos tácitos para conquistar este prémio. Esteticamente, destaca-se por um design inovador no seu segmento, revelando-se atraente, elegante e desportivo. Na vertente tecnológica conta com as mais avançadas funcionalidades do seu segmento, que o inserem no nível 2 de condução autónoma. Sob o capô, o novo 208 oferece três tipos de motorização diferentes, a gasolina e diesel e a proposta elétrica, do PEUGEOT e-208. E com o modelo elétrico a marca inaugura uma nova etapa no mundo e na generalização da mobilidade elétrica, oferecendo uma potência de 136 cv (100 kW), 340 km de autonomia (WLTP) e as performances de um desportivo, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos. O e-208 oferece também três modos de condução: Sport, Normal e Eco.
Mas, se viajarmos no tempo, a história diz-nos que a Peugeot obteve o seu primeiro galardão de “‘Carro do Ano na Europa” há mais de meio século. Foi em 1969 que o Peugeot 504 fez a estreia da marca no troféu, uma berlina que definiu a viragem para o estilo moderno na “Marca do Leão”. A estética inconfundível, assinada por Pininfarina, deixou a sua marca nos modelos que se lhe seguiram. Como elementos de destaque, sobressaiam o seu capô e faróis trapezoidais inspirados nos olhos da atriz italiana Sophia Loren, como então revelou o seu designer, Gérard Welter. Para lá de romper com as normas estabelecidas em matéria de design, o Peugeot 504 oferecia uma dinâmica excecional em estrada, motores de elevado desempenho e uma caixa de velocidades precisa, suave e fácil de utilizar, características que, juntamente com seu conforto e habitabilidade, tornaram-se numa forte característica da marca. A tudo isso, há ainda a juntar uma robustez e fiabilidade que tornaram o modelo numa verdadeira lenda em África. E partir daqui foi dado o primeiro passo para uma grande evolução da marca que repetiu o feito em 1988 com outra berlina a Peugeot 405, o 307 em 2002, o 308 em 2014 e por último o 3008 em 2017.