
Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil da Feira ativado
27/03/2020
A Comissão Municipal de Proteção Civil de Santa Maria da Feita pronunciou-se hoje, 27 de março, por unanimidade, favorável à ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, em resposta ao combate à Covid-19 que entrou em fase de mitigação, às 00:00h do dia 26 de março.
Na sequência da entrada em fase de mitigação da Covid-19, às 00h00 de 26 de março, determinada pela Direção Geral de Saúde, o Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, convocou a Comissão Municipal de Proteção Civil para auscultar o parecer técnico e especializado dos seus membros sobre a ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Santa Maria da Feira. Não obstante todas as medidas municipais de combate à Covid-19 em curso desde 11 de março, adotadas em consonância com as recomendações e normas da Direção Geral de Saúde, e a devida articulação já em curso com todos os presidentes de Juntas de Freguesia e com todos os agentes de Proteção Civil, em especial com os Serviços de Saúde, o Conselho Municipal de Proteção Civil entendeu que, com o evoluir da situação epidemiológica e entrada na nova fase de mitigação, se justifica a ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil Municipal. Recorde-se que neste momento, e com dados anunciados ontem, Santa Maria da Feira tem 84 casos confirmados.
E com esta evolução do número de casos de pessoas infetadas, Emídio Sousa prevê que, e na consequência da entrada nesta fase de mitigação, seja necessário mobilizar, não só todos os recursos públicos, mas também recursos privados, de todo o território, para a necessária resposta à crise pandémica. Neste contexto, determinou a ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil com efeitos imediatos. De referir ainda que, com a entrada em Estado de Emergência Nacional, declarada pelo Presidente da República, a 18 de março, foram criadas as condições técnicas, disponíveis desde 20 de março, para a instalação de um Centro Operacional de Comando, no Europarque, que agora assumirá um papel central na coordenação e gestão centralizada de toda a ação e apoio aos agentes da proteção civil, às comunidades, às entidades e aos profissionais de saúde do concelho de Santa Maria da Feira, cabendo a sua coordenação operacional ao Presidente da Câmara Municipal.