S. João da Madeira assinala 96 anos de emancipação concelhia

11/10/2022

Esta terça-feira, 11 de outubro, S. João da Madeira assinalou o 96° aniversário do Município. Na sessão solene comemorativa, que decorreu no Salão Nobre do Fórum Municipal, um dos principais destaques foi a atribuição da Medalha de Mérito Municipal em Ouro ao jornal O Regional, que completou 100 anos no dia 1 de janeiro de 2022.

A Emancipação Concelhia de S. João da Madeira foi assinalada esta terça-feira, com os sanjoanenses a recordarem o dia 11 de Outubro de 1926 numa sessão solene comemorativa que decorreu no Salão Nobre do Fórum Municipal. Mas, o dia começou com a celebração da missa em memória de autarcas e funcionários já falecidos, na Igreja Matriz, seguindo-se uma romagem aos cemitérios para deposição de coroas de flores nas sepulturas de autarcas e bombeiros sanjoanenses falecidos. O programa de comemorações prosseguiu com o hastear das bandeiras frente ao Fórum Municipal, inauguração da exposição temática “Celebrar a Nossa História” e pequenos apontamentos de teatro pelos alunos dos três agrupamentos de escolas e do CEI. A manhã terminou com a sessão solene comemorativa do 96º aniversário de emancipação concelhia, com destaque para a entrega da Medalha de Mérito Municipal em Ouro ao jornal O Regional, que completou 100 anos no dia 1 de janeiro de 2022.

Sessão solene no Salão Nobre do Fórum Municipal

A sessão arrancou com a intervenção da representante da Assembleia Municipal Jovem, Lara Oliveira, que salientou “a importância qdada neste município aos jovens”. Seguiu-se a atribuição do Prémio Literário João da Silva Correia, assim como de diplomas aos agrupamentos de escolas e estabelecimentos de ensino que colaboraram na realização de várias atividades inseridas nas comemorações deste Dia do Município.

No decorrer da sessão usou ainda da palavra a presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, que diz ter sido graças a um empenho coletivo que S. João da Madeira se apresentou no país “como um exemplo de sucesso”, sendo mesmo uma cidade “pioneira em muitos projetos que se repercutem por outros concelhos”. A autarca antecedeu o momento da atribuição da Medalha de Mérito Municipal em Ouro a O Regional, que foi recebida por José da Silva Pinho, atual diretor do semanário, das mãos do presidente da Câmara.

José da Silva Pinho recebeu das mãos do presidente da autarquia a Medalha de Mérito Municipal em Ouro

A encerrar a sessão, usou da palavra o presidente da autarquia, Jorge Sequeira, que aproveitou o momento para revelar o nome do arquiteto Sidónio Pardal como Comissário das Comemorações do Centenário da Emancipação Concelhia, que acontece em 2026. “Uma personalidade sanjoanense com profundo conhecimento da história do município e, simultaneamente, com relevante envergadura cultural e científica no plano nacional”, salientou o edil.

Sidónio Pardal – Comissário das Comemorações do Centenário da Emacipação Concelhia

A encerrar o programa, à tarde realizou-se, na Casa da Criatividade, um concerto da Banda da Força Aérea.

Related Posts

Desde 1 de maio que a Linha do Vouga conta com o Passe Andante
Já arrancou a maior edição de sempre do Andebolmania
Feira transforma-se em cidade palco vivo da Paixão de Cristo

Leave a Reply