Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, a título póstumo, “Vieirinha” com a Ordem de Mérito

25/04/2022

No âmbito das comemorações do centenário da Santa Casa da Misericórdia, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou S. João da Madeira, este sábado, 23 de abril. No seu discurso, vincou o sentido solidário e empreendedor dos sanjoanenses, expresso em causas como a do Refeitório Social, que inaugurou, bem como em outras atividades da longa história da instituição.  A cerimónia terminou com o descerramento de um busto de Manuel Pais Vieira Júnior (“Vieirinha”), antigo Provedor e figura marcante da história da Misericórdia de S. João da Madeira, a quem o Presidente da República condecorou, nesta ocasião, com a Ordem do Mérito, entregue a familiares.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa esteve este sábado, 23 de abril, em S. João da Madeira participando nas cerimónias do centenário da Santa Casa Da Misericórdia. A visita ficou dividida em dois momentos, tendo começado pela inauguração do Refeitório Social, senta.com, onde Marcelo Rebelo de Sousa teve a oportunidade de estar à conversa com alguns utentes que se encontram em fase de recuperação de drogas ou álcool, inteirando-se da sua reintegração na vida ativa e familiar. De seguida a comitiva presencial rumou ao Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia, onde decorreu a sessão solene comemorativa do centenário da instituição.

Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou Refeitório Social e esteve à conversa com utentes

Marcelo Rebelo de Sousa enalteceu no seu discurso o sentido solidário e empreendedor dos sanjoanenses e referiu que a Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira soube “acompanhar a vida da comunidade” e “a tenacidade” de uma sociedade civil que, em S. João da Madeira, “é mesmo muito forte”. Por isso, a instituição centenária “tem um grande passado, um grande presente e um grande futuro”.

Marcelo Rebelo de Sousa discursou na sessão solene comemorativa do centenário da Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira

Por seu turno, o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira aproveitou a ocasião para destacar a parceria com a instituição no âmbito do “desenvolvimento das políticas locais de ação social”, dando nota de diversos projetos que envolvem as duas entidades, nomeadamente iniciativas dirigidas a cidadãos Sem-Abrigo. Deixou ainda uma palavra de apreço ao Presidente da República pelos “tempos gravemente adversos, tempos de emergência, tempos de crise profunda, tempos de angústia, tempos de incerteza”, nos quais o Chefe de Estado “garantiu efetivamente a unidade de todos os portugueses, garantiu a liberdade e a democracia, garantiu a coerência e o norte, garantiu o afeto”.

Nesta sessão destaque ainda para as palavras do Presidente da Mesa da Assembleia, Castro Almeida e para o Provedor, José António de Araújo Pais Vieira que lembraram que a Misericórdia de S. João da Madeira é “a maior instituição social do distrito e uma das 20 maiores do país”, elencando todo o seu trabalho e património.

A cerimónia encerrou com o descerramento de um busto de Manuel Pais Vieira Júnior (“Vieirinha”), antigo Provedor e figura marcante da história da Misericórdia de S. João da Madeira, a quem o Presidente da República condecorou, nesta ocasião, com a Ordem do Mérito, entregue a familiares.

Related Posts

Desde 1 de maio que a Linha do Vouga conta com o Passe Andante
Já arrancou a maior edição de sempre do Andebolmania
Feira transforma-se em cidade palco vivo da Paixão de Cristo

Leave a Reply