
Joel Cleto é o Padrinho Honorário de toda a campanha de apadrinhamento do restauro de obras de arte do Museu de Lamas
31/03/2022
Joel Cleto é oficialmente Padrinho Honorário da Campanha de Apadrinhamento do restauro de obras de arte do Museu de Lamas no âmbito do projeto “Restauro ao Vivo”. O arqueólogo, historiador, docente universitário e reconhecido divulgador da História e do Património regional e nacional assumirá o papel de “Padrinho” da intervenção em curso numa bela imagem barroca de São Francisco de Assis, que se situa entre a parte final do século XVII e o limiar do século XVIII.
O projeto “Restauro ao vivo”, apoiado pelo Município de Santa Maria da Feira ao abrigo do Programa de Apoio à Cultura 2020, tem assumido um papel diferenciador na programação do Museu para 2021/2022. Pioneiro na envolvência museológica regional e concelhia, em virtude do usufruto deste quadrante programático o público contempla, ao vivo, todos os procedimentos que visam a recuperação e a preservação de objetos artísticos. Porém, mais do que a observância atenta dos processos aplicados, este tipo de iniciativa permite também e a cada um dos visitantes a possibilidade de clarificar as suas dúvidas perante a técnica de conservação e restauro em ação.

Paralelamente à dinâmica programática diária que distingue, de há três anos para cá, o “Restauro ao vivo”, nesta edição o Museu de Lamas lançou também e a partir deste projeto uma campanha solidária de apadrinhamento das intervenções de conservação preventiva e restauro a implementar. Essa campanha, correspondendo ao próprio cronograma de peças a intervir, dirige-se especificamente às 14 esculturas religiosas integradas na “Sala da Capela de Delães”, o espaço no qual decorrem as ações do “Restauro ao vivo” deste ano.
Dadas as características distintivas do Museu e respetivo acervo no quadro local e nacional, esta campanha almeja garantir fundos para a viabilidade económica e continuidade das intervenções de conservação e restauro acima descritas. Cruciais para a preservação de um largo segmento da coleção de escultura religiosa que Henrique Amorim reuniu durante 27 anos de colecionismo ininterrupto.
Como forma de ratificação da sua valia, pertinência e idoneidade, é importante mencionar que, pelo segundo ano consecutivo, o projeto “Restauro ao vivo” recebeu por parte do Ministério da Cultura a Declaração de Interesse Cultural. Em virtude de tal reconhecimento, ao apadrinhar uma intervenção poderá usufruir dos Benefícios Fiscais previstos no regime do Mecenato Cultural.
A sua contribuição, independentemente do valor, constitui um auxílio precioso para o Museu de Lamas. Todos podem ser Padrinhos/ Madrinhas nesta campanha. Porém, com um contributo específico estabelecido a partir de 500€ o/a Padrinho/Madrinha pode associar o seu nome à obra à qual dirige o devido apadrinhamento.
Cumprindo os propósitos desta campanha, duas empresas associadas à transformação da cortiça sediadas no concelho de Santa Maria da Feira, a M. A. Silva Cortiças S.A. e a JA Rolhas e Cápsulas Lda., bem como o Grupo Solverde – Sociedade de Investimentos Turísticos da Costa Verde S.A., já se associaram a esta causa, patroneando três intervenções.
Joel Cleto, arqueólogo, historiador, docente universitário e reconhecido divulgador da História e do Património regional e nacional (mediante a publicação regular de livros, artigos científicos, orientação de conferências, palestras, passeios turísticos especializados e, sobretudo, a direção e apresentação, entre outros, dos programas televisivos “Caminhos da História” e, mais recentemente, “Conversas com História – Museus”, ambos da grelha semanal do Porto Canal, é oficialmente o “Padrinho Honorário” de toda a Campanha de Apadrinhamento do restauro de obras de arte do Museu de Lamas no âmbito do projeto “Restauro ao Vivo”.

Deste modo, assinalando simbolicamente o gesto e a disponibilidade demonstrada perante o convite que o Museu lhe endereçou, a montante do apadrinhamento honorário da iniciativa acima descrita, Joel Cleto assumirá o papel de “Padrinho” da intervenção em curso numa bela imagem barroca de São Francisco de Assis, que se situa entre a parte final do século XVII e o limiar do século XVIII.
Relembramos que, para exercer o desígnio de apadrinhar a intervenção numa escultura, seja a título individual ou corporativo – no seu próprio nome ou através de uma marca ou empresa – basta contactar o Museu (22 744 74 68 ou geral@museudelamas.pt).