Sanjoanenses solidários com povo ucraniano

13/03/2022

A solidariedade sempre foi uma das grandes características do povo português. Há quem diga mesmo que somos um povo de causas. A guerra na Ucrânia e a consequente crise humanitária não ficou indiferente aos portugueses, e em particular aos sanjoanenses que estão unidos na ajuda ao povo ucraniano. São muitas as formas de ajuda e transversais a organismos públicos e privados que se associaram com o mesmo objetivo.

No caso da Câmara Municipal de S. João da Madeira criou uma linha de apoio ao acolhimento de cidadãos ucranianos com o número 926594285. Entretanto, na passada quarta-feira organizou uma vigília pela paz, que decorreu no átrio da Casa da Criatividade e que contou com cerca de duas centenas de pessoas.

Um dos muitos cartazes que se viram na vígilia pela paz

No caso da Junta de Freguesia de S. João da Madeira desenvolveu uma campanha de recolha de bens, entre sacos cama, cobertores térmicos, tapetes de iogo para servir de proteção para tem de dormir no chão, medicamentos não sujeitos a receita, produtos de primeiros socorros, produtos alimentares não percíveis a curto prazo, nomeadamente conservas, cereais, azeite, óleo vegetal, farinha, sal, açucar, barras energéticas, frutos secos e ntre outros, roupa, calçado, meias, material de caça, como coletes, calças, luvas, capacetes anti-bala e rações para cães e gatos.

Outros instituições também se solidarizaram, como o Rotaract e Rotary de S. João da Madeira, que distribuiram vários pontos de recolha na cidade, nomeadamente edifícios públicos, escolas e estabelecimentos comerciais. Os Escuteiros de S. João da Madeira vão também angariar bens esta sexta-feira, entre as 18h00 e as 23h00 e sábado, entre as 9h00 e as 20h00, na sua sede, junto da Capela de Casaldelo.

Related Posts

Desde 1 de maio que a Linha do Vouga conta com o Passe Andante
Já arrancou a maior edição de sempre do Andebolmania
Feira transforma-se em cidade palco vivo da Paixão de Cristo

Leave a Reply