
Faleceu Manuel Correia ex-vice-presidente da câmara de S. João da Madeira
08/02/2022
Faleceu esta segunda-feira, 7 de fevereiro, Manuel Correia, ex-vice-presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira e deputado municipal, eleito pelo CDS-PP. O município sanjoanense, reunido esta manhã, aprovou por unanimidade um voto de pesar pelo seu falecimento.
Manuel Correia, atual presidente da comissão política do CDS-PP de S. João da Madeira e antigo vereador e deputado municipal faleceu esta segunda-feira, 7 de fevereiro, após doença prolongada. O empresário que desde muito jovem se dedicou à política, foi também dirigente associativo, tendo desempenhado funções diretivas no principal clube da cidade, a Associação Desportiva Sanjoanense, onde inclusive chegou a ser candidato à presidência. A Câmara Municipal de S. João da Madeira, que reuniu esta manhã, aprovou por unanimidade, um voto de pesar pelo seu falecimento, enaltecendo o contributo dado, em diferentes momentos e no exercício de diferentes funções públicas, “para o desenvolvimento do concelho, desde logo como vereador e vice-Presidente da Câmara Municipal, nos mandatos do Presidente Manuel Cambra, mas também como membro da Assembleia Municipal”, pode ler-se na redação do voto.
No CDS-PP, Manuel Correia foi dirigente nacional e distrital, tendo sido vice-presidente da comissão política distrital de Aveiro e membro da Mesa do Conselho Nacional. Atualmente, era Presidente da Comissão Política Concelhia de S. João da Madeira. Na mesma nota publicada pela autarquia pode ainda ler-se que “a sua disponibilidade para a causa pública ficou também patente na forma como se envolveu na vida de instituições e associações sanjoanenses, entre as quais o principal clube da cidade – a Associação Desportiva Sanjoanense –, onde também deixou vincada a sua frontalidade, coragem e determinação na defesa da sua terra, características reveladoras do assinalável espírito bairrista que lhe era reconhecido. A defesa intransigente da sua cidade fica como uma marca indelével de um percurso pessoal de profundas convicções, pelas quais Manuel Correia sempre deu a cara, não voltando as costas a desafios em que sentia que podia ser útil a S. João da Madeira, por mais difíceis que se apresentassem”. O voto de pesar termina com a autarquia a destacar o facto de que o seu falecimento “constitui uma grande perda para S. João da Madeira” de quem afirmam tratar-se de uma referência incontornável da vida pública sanjoanense”.
O atual vereador da oposição, eleito pela coligação PSD/CDS-PP/IL, João Pinho de Almeida, destacou também a figura de Manuel Correia, considerando-o “uma referência de bairrismo e dedicação à cidade, em todas as suas dimensões”. O vereador centrista recordou o facto dele ter sido vereador e vice-presidente da câmara “num período marcante da história do município, durante os mandatos liderados por Manuel Cambra”. Não esqueceu ainda o dirigismo associativo e os cargos no partido a nível local, distrital e nacional. “Serei para sempre grato ao Manuel Correia pelas várias lutas que travámos juntos e pelo apoio que tantas vezes me deu nas candidaturas autárquicas e no Conselho Fiscal da ADS. Até ao fim, Manuel Correia esteve presente na vida do CDS. Deixo à família o meu abraço com os meus mais profundos sentimentos. Que descanse em paz”, concluiu.