Carnaval de Ovar não sai à rua em 2022

18/01/2022

A Câmara Municipal de Ovar, Grupos e Escolas de Samba decidiram, em reunião realizada esta segunda-feira, não realizar os desfiles de Carnaval em 2022. Apesar disso, estão previstas algumas iniciativas carnavalescas para assinalar as festividades. Salvador Malheiro, presidente da edilidade vareira, já lamentou o facto de não ser ainda este ano que regressam os tão desejados desfiles, mas ” a situação epidemiológica atual fez-nos tomar esta atitude e estamos certos, que era o melhor a fazer”.

A Câmara Municipal de Ovar, os Grupos e as Escolas de Samba tornaram pública a decisão, tomada em reunião realizada ontem, de não realizar os tradicionais desfiles de Carnaval, estando, no entanto, previstas algumas iniciativas carnavalescas para assinalar o Carnaval de Ovar 2022. Não foi uma decisão fácil e consensual, até porque havia quem estivesse preparado para sair à rua, mas a larga maioria decidiu seguindo as orientações já emanadas de uma outra reunião realizada com a Proteção Civil local (Saúde Pública, Forças de Segurança e Corporação de Bombeiros) e na qual a opinião da não realização dos desfiles foi unânime. Segundo os responsáveis da organização, a decisão foi tomada com base no atual contexto pandémico e “nas medidas em vigor que obrigariam a uma organização complexa e a requerer uma logística praticamente impossível de colocar em prática”.

Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, já veio lamentar o cancelamento, mas acredita ter sido a melhor decisão, até porque, “o Carnaval é a grande festa de Ovar, mas a Saúde Pública está em primeiro lugar”. O autarca recordou ainda que “a atual vaga é muito contagiosa e o número de infetados no concelho tem sido elevadíssimo, com uma média diária entre 100 a 150 novos infetados, apesar de não haver ninguém em Cuidados Intensivos.”

O autarca vareiro anunciou ainda que o Carnaval de Ovar continuará a ser assinalado em 2022, através da pintura de máscaras gigantes, à semelhança de 2021 e que foi um sucesso, bem como através de uma programação cultural controlada nos equipamentos municipais, cumprindo as regras vigentes e a qual será em breve divulgada.

“Voltamos a não poder desfrutar do Carnaval, na sua plenitude, em 2022. Uma época tão nossa e que vivemos, sempre, com muita intensidade, mas vamos confiar que, em 2023, o Carnaval regressa de vez. Não vamos desanimar”, concluiu.

Related Posts

Desde 1 de maio que a Linha do Vouga conta com o Passe Andante
Já arrancou a maior edição de sempre do Andebolmania
Feira transforma-se em cidade palco vivo da Paixão de Cristo

Leave a Reply