23/07/2021
A região das Terras de Santa Maria entrou esta semana, praticamente toda em risco elevado, sendo que Espinho está em risco muito elevado. Nos casos de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra, não entram já em vigor as medidas mais restritivas, mas os dois concelhos ficam em alerta. A incidência nacional continua a subir, e está já em 418,3/100 mil habitantes, e no continente os valores são ainda superiores, fixando-se em 430,8. Em relação ao R(t), segue em sentido contrário, e voltou a descer. O índice de transmissibilidade está agora em 1,07.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou esta sexta-feira o boletim da incidência da covid-19 por 100 mil habitantes, que voltou a subir, colocando grande parte dos concelhos do litoral em risco elevado ou muito elevado. Os valores fixam-se agora em 418,3 (355,5 a semana passada), e 430,8 só no continente (366,7 a semana passada). Já em relação ao R(t), voltou a verificar-se uma descida situando-se agora em 1,07 (1,12 a semana passada).
O Conselho de Ministros definiu, com base no número de infetados nos últimos 14 dias, que Santa Maria da Feira (216) e S. João da Madeira (195) passam a fazer parte da lista dos concelhos considerados com Risco Elevado de contágio de Covid-19, juntando-se a Arouca (218), que apesar de ter baixado a incidência a 14 dias, continua no mesmo patamar. No caso de Espinho (411), a situação é bem pior e está já em risco muito elevado. Em relação a Oliveira de Azeméis (146) e Vale de Cambra (137), encontram-se em alerta, onde para já não entram em vigor as medidas de restrição que passam a vigorar a partir das 19h00 desta sexta-feira.

Nesse sentido, passam a vigorar as seguintes medidas:
- Limitação da circulação na via pública a partir das 23h00.
- Restaurantes podem funcionar até às 22h30. Às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia, o acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital ou teste negativo. A limitação do número do número de pessoas por mesa mantém-se: máximo de 6 pessoas por mesa no interior e de 10 pessoas por mesa na esplanada;
- Exigência de teste negativo ou certificado digital para o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local;
- Teletrabalho obrigatório quando as atividades o permitam;
- Restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22h30 (no interior, com um máximo de 6 pessoas por grupo; em esplanada, 10 pessoas por grupo);
- Espetáculos culturais até às 22h30;
- Casamentos e batizados com 50 % da lotação;
- Comércio a retalho alimentar, não alimentar e prestação de serviços até às 21h00;
- Permissão de prática de todas as modalidades desportivas, sem público;
- Permissão de prática de atividade física ao ar livre e em ginásios;
- Eventos em exterior com diminuição de lotação, a definir pela Direção -Geral da Saúde (DGS);
- Lojas de Cidadão com atendimento presencial por marcação.
Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 3794 novos casos de covid-19 e 16 vítimas associadas à doença. Estão internados 885 doente nos hospitais, mais 77 do que na semana passada. Os doentes em cuidados intensivos são agora 178, mais sete face ao balanço feito na semana anterior.