
Museu do Calçado – Visita performativa com histórias de sapatos
20/05/2021
Na passada terça-feira, 18 de maio foi Dia Internacional dos Museus, e S. João da Madeira assinalou a data com a realização de uma visita performativa, no Museu do Calçado. “Cada um sabe onde lhe aperta o seu sapato”, é a primeira criação artística saída do projeto de intervenção social Interferências 1.0, que decorre na cidade até 2022.
Na terça-feira, 18 de maio, Dia Internacional do Museus, o Museu do Calçado, em S. João da Madeira, assinalou a data com uma visita performativa. “Cada um sabe onde lhe aperta o seu sapato”, foi a primeira criação artística saída do projeto de intervenção social Interferências 1.0, que decorre na cidade até julho de 2022. Por via da cultura e educação não-formal, a comunidade local foi convidada a uma maior participação ativa e inclusiva em ações artísticas. O “Teatro da Didascália” tem a responsabilidade de assegurar o desenvolvimento e a mediação artística junto da comunidade.
Ao longo deste espetáculo especial, os participantes “gaspearam” histórias, viajaram entre tempos, cruzaram fronteiras e atravessaram continentes, dessa forma calcorreando memórias “sem acabamento” e imaginando um mapa para o futuro. Até ao final do “Interferências 1.0”, serão realizadas atividades em diferentes espaços associados ao património cultural de S. João da Madeira. Para além do Museu do Calçado, também são abrangidos o Museu da Chapelaria, os edifícios da Oliva, a Casa da Criatividade e a Praça Luís Ribeiro.
Entretanto, o espetáculo será reposto no próximo sábado, 22 de maio, entre as 11h30 e as 13h00, mas já tem lotação esgotada.