15/05/2021
Dia 18 de maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus, sob o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. O Museu do Calçado, em S. João da Madeira propõe para este dia uma visita performativa a partir das 19h30.
Sob o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, o Museu do Calçado associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus propondo uma nova visita performativa. É uma visita que parte das histórias contadas em torno do setor do calçado de S. João da Madeira e das memórias e das vivências pessoais dos participantes do projeto @INTERFERENCIAS 1.0, conduzindo o visitante-espetador numa viagem única através de diferentes espaços e tempos.
“Cada Um Sabe Onde Lhe Aperta O Seu Sapato. A aguentar o peso do nosso corpo estão os nossos pés, e a protegê-los, os sapatos. Calçamo-nos para nos pormos a caminho, para nos fazermos à estrada. Entre bifurcações e decisões, entre pés descalços, sapatos rotos, costas cansadas, encontramo-nos a meio da estrada. Ninguém sabe o que andaste para aqui chegar, que história e que bagagem trazes contigo. «Se queres conhecer a minha vida, calça os meus sapatos», não é assim que se diz?”
Durante esta visita performativa há a promessa de que vão ser “gaspeadas histórias”, numa viagem entre tempos, cruzando fronteiras e atravessando continentes. “Calcorreamos memórias sem acabamento e imaginamos o mapa que nos leva ao futuro. Entre o que somos e o que gostávamos de ter sido, entre o que vivemos e o que nos espera, misturamos as nossas vidas e os nossos caminhos, até ao dia em que nos encontrámos todos, aqui e agora, sem saber o que teremos pela frente”.
A performance, com duração de aproximadamente uma hora, estreia no dia 18 maio, pelas 19h30 e será reposto a 22 maio, pelas 11h30. Os interessados em participar deverão levar um agasalho e calçado confortável. A visita é gratuita mas encontra-se sujeita à lotação do espaço e à reserva e levantamento prévio do bilhete no Museu do Calçado.