20 anos de Imaginarius – o “Mito” e a “Marca”

29/04/2021

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua está de regresso em 2021. Esta quarta-feira, 28 de abril, foi apresentada o programa da 20ª edição no Imaginarius Centro de Criação, em Santa Maria da Feira. A novidade é que o festival irá estar divido em dois momentos, sendo que para já foi dado a conhecer a programação da primeira fase que vai decorrer entre os dias 27 e 30 de maio. Neste primeiro momento, o Imaginarius assume o formato maioritariamente digital, ainda que com espetáculos em jardins e nalguns equipamentos culturais, e contará com a participação de 171 artistas, oriundos de cinco países diferentes, em 14 projetos, nove estreias absolutas e cinco estreias nacionais. Esta edição sintetiza dois anos de programação, e conduzirá o público por mundos mitológicos ou reais, consolidando o tema desta edição: o Mito (2020) e a Marca (2021).

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira celebra, em 2021, a sua vigésima edição, consolidando o seu posicionamento como o maior evento de artes de rua em Portugal e como festival de referência nas redes internacionais de difusão das artes de rua e circo contemporâneo.

“É com grande satisfação que digo que estamos de regresso aos grandes eventos culturais em Santa Maria da Feira, ainda que de forma prudente”, começou por frisar Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal. Com um investimento global – dividido por dois momentos, maio e setembro e tendo em linha de conta a programação de 2020 – de 291 000 euros, o Imaginarius que, este ano, celebra 20 anos, é o resultado “da nossa forte aposta na Cultura, que encaro como um ativo económico importantíssimo para o território, que se tem afirmado e conduzido à internacionalização”. O edil feirense reforçou que a aposta nas manutenção da dimensão internacional do evento, é um investimento que o município quer continuar a fazer na cultura.

São duas décadas de festival que permitiram experiências únicas que levaram Santa Maria da Feira a moldar as suas estratégias de intervenção no território, estabelecendo uma conexão inequívoca entre a arte e o espaço público. Muito mais do que um festival, o Imaginarius é hoje um ponto de convergência de territórios e culturas, quer através da cooperação e colaboração entre artistas, quer ainda, pelo público nacional e internacional que visita Santa Maria da Feira para participar neste evento.

Gil Ferreira – Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira

“Hoje o Imaginarius é a casa de muitos dos artistas nacionais”, referiu Gil Ferreira, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, referindo ainda que este é “um projeto de abrangência plural, promovendo a acessibilidade social, intelectual e física a todos os públicos para a sua total participação e fruição cultural”. E nesse contexto, a transição digital, que era já uma opção estratégica em fase de implementação com o intuito de alargar o alcance do festival a outros e novos públicos, com a pandemia ganhou mais sentido. O Imaginarius conquista assim um novo palco, o palco digital, através da World Wide Web, que permitirá, simultaneamente, experienciar as artes e vivenciar o território, através do mapa interativo.

Programação de maio será preferencialmente por via digital

Divido em duas partes, o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira vai celebrar duas décadas de promoção e difusão das artes de rua, através de projetos de inovação e experimentação artística no território, já em maio, preferencialmente por via digital e em setembro, se houver permissão para tal, com a presença de público.

O primeiro momento acontece entre os dias 27 e 30 de maio, num formato híbrido, com programação alternada entre dois espaços públicos: a internet e os jardins e equipamentos culturais do território.

Em setembro, de 9 a 12, terá lugar o segundo momento, no espaço público das ruas e praças de Santa Maria da Feira, o palco natural do evento, com a apresentação dos espetáculos das companhias nacionais e internacionais, prevendo-se já com a presença e participação de público.

A presente edição propõe como desafio a abordagem das temáticas do Mito e da Marca, procurando encerrar, desta forma, uma trilogia iniciada, em 2019, com o tema da Memória, que deveria ter continuado, em 2020, com o Mito e que culminaria agora com o tema da Marca.

Dentro destas temáticas, de 27 a 30 de maio, o público poderá usufruir de interessantes propostas culturais, de livre acesso e totalmente gratuitas, preparadas para serem apresentadas no palco virtual (digital) do Imaginarius, bem como no espaço público e equipamentos de Santa Maria da Feira, como a Quinta do Castelo, o Cineteatro António Lamoso e o auditório da Biblioteca Municipal.  

Very Very Funny é uma das estreias no Imaginarius

A programação do mês de maio conta com a estreia absoluta da criação da SALTO – Internacional Circus School, “Subtil Prelúdio à Humanidade”, no Cineteatro António Lamoso, a estreia da curta-metragem “Very Very Funny”, de Rui Paixão, André Costa Santos e Mariana Machado, na Biblioteca Municipal, e as Instalações “Despojos da Torre de Babel”, de Alexandra Couto e Paulo Pimenta, e O Cubo, de Elisabete Sousa e Diogo Martins, na Quinta do Castelo, que terão a vertente presencial.

Cerveja especial comemorativa da 20ª edição do Imaginarius

A criatividade do Imaginarius está presente também na diversidade gastronómica apresentada na área reservada aos Sabores Imaginarius. Com recurso aos conceitos de take away ou home delivery, os restaurantes oficiais proporcionam uma experiência mais completa e diferenciadora, através dos seus criativos e inovadores Menus Imaginarius, em complemento à oferta gastronómica dos estabelecimentos de restauração do Centro Histórico de Santa Maria da Feira. Com o mesmo conceito, take away ou home delivery, as Fogaçarias comercializam as fogaças certificadas e os seus subprodutos ou recriações. Disponível também para aquisição estará uma cerveja especial comemorativa da 20ª edição do Imaginarius, produzida exclusivamente com lúpulo feirense, assumindo-se como mais um elemento identitário e diferenciado desta edição.

No palco virtual do Imaginarius há ainda espaço para o bem-estar físico e mental que permitirá praticar aulas de yoga e sessões de mindfulness, via streaming, e simultaneamente explorar o património natural do concelho de Santa Maria da Feira, como a Zona Ribeirinha do Inha ou o Porto Carvoeiro.

O festival em números

  • 4 Dias de programação
  • 171 Artistas
  • 5 Países: Brasil, Espanha, França, México, Portugal
  • 14 Companhias/artistas
  • 14 Espetáculos/intervenções
  • 3 Ações de mediação
  • 2 Instalações / Exposições
  • 3 Workshops
  • 7 Criações Imaginarius
  • 9 Estreias absolutas
  • 5 Estreias nacionais
  • 48 Apresentações ou intervenções artísticas
  • 52 Horas de conteúdos de programação

Os interessados podem consultar toda a programação do Imaginarius  aqui.

Related Posts

Food for Thought debateu o consumo sustentável em Santa Maria da Feira
Perlim fechou portas com recorde de visitantes
Arrancou esta quinta-feira a programação da Festa das Fogaceiras

Leave a Reply