09/10/2020
A 11 de outubro o Município de S. João da Madeira comemora 94 anos. Devido à pandemia, as comemorações serão adaptadas à nova realidade. No entanto, está previsto o hastear da bandeira e habitual sessão solene, exposições com o envolvimento das escolas, missa em memória de autarcas e funcionários falecidos, exposições internacionais nos museus e teatro. Com o presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira ainda a recuperar da Covid-19 e do vice-presidente, José Nuno Vieira e vereadora da Ação Social, Paula Gaio, em quarentena, as cerimónias serão presididas pela presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis.
Celebra-se a 11 de outubro o 94.º Aniversário da Emancipação Concelhia de S. João da Madeira. Este ano as comemorações serão adaptadas às contingências que a pandemia da Covid-19 obriga. No entanto, será mantido o programa comemorativo, que não terá a presença do presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira, que testou positivo à Covid-19, bem como o vice-presidente, José Nuno Vieira e a vereadora da Ação Social, Paula Gaio, que se encontram em quarentena.
O programa das comemorações, cujas atividades foram preparadas de acordo com as regras e recomendações face à pandemia da Covid-19, estando, nomeadamente, muito limitada a participação do público, em particular nas cerimónias da manhã de domingo no Fórum Municipal. Pelas 9h15 acontece o tradicional hastear da bandeira, com a participação da Banda de Música, seguido da sessão solene e inauguração das exposições no âmbito da iniciativa “Celebrar a Nossa História”, que têm como objetivo traçar um retrato de S. João da Madeira com base em quatro áreas temáticas trabalhadas por diferentes estabelecimentos de ensino da cidade. Na manhã de 11 de outubro haverá ainda a interpretação de duas rábulas a cargo dos alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite e Oliveira Júnior.

As cerimónias prosseguem com a missa em memória de autarcas e funcionários falecidos, que acontecerá na Capela de Santo António, e que servirá como inauguração da requalificação do edifício e dedicação do altar. Na parte da tarde estão agendadas as inaugurações das exposições internacionais nos museus do Calçado e da Chapelaria e um espetáculos, em dupla sessão, na Casa da Criatividade, “Ecos do Passado”, que envolve o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, a Academia de Música de S. João da Madeira e a Escola de Dança Turning Point.