7 Maravilhas da Cultura Portuguesa. São Paio da Torreira vence fase regional

21/07/2020

Murtosa foi hoje palco da final regional de Aveiro das 7 Maravilhas da Cultura Portuguesa. A Romaria de São Paio da Torreira, a maior e a mais afamadas das romarias da região da Ria de Aveiro e, seguramente, uma das maiores de Portugal, foi a escolhida do público e irá representar o distrito na semi-final.

Esta tarde a Murtosa acolheu a final distrital de Aveiro das 7 Maravilhas da Cultura Portuguesa. A Romaria do São Paio da Torreira, a “jogar em casa”, foi a grande vencedora entre os sete finalistas. A concurso estavam ainda, a Ceia das Almas, em Aveiro, Chapéu de Feltro, de S. João da Madeira, Enterro do Entrudo de Pedorido, em Castelo de Paiva, Festas em Honra de São Gonçalinho, em Aveiro e a Lenda da Ilha dos Amores, em Castelo de Paiva.

O São Paio da Torreira acontece por volta do dia 8 de setembro e reúne, na praia da Torreira, no Concelho da Murtosa, milhares de pessoas, vindas um pouco de todo o país, para, em clima de festa, celebrarem o santo menino. Por altura da festa, o núcleo urbano da Torreira, onde residem habitualmente cerca de 3500 pessoas, acolhe diariamente mais de 100.000 romeiros.

A festa possui várias singularidades que celebram a relação com a ria, com destaque para a majestosa regata de barcos moliceiros tradicionais à vela, onde é possível apreciar a beleza destas embarcações e a destreza dos homens que as manobram. Imperdíveis são também as corridas de bateiras à vela e de chinchorros, barcos usados pelos pescadores na faina que, por um dia, se transformam em embarcações de renhida competição. As rusgas, os fogos de artifício no mar e na ria e a enorme procissão, recheada de referências ao universo da pesca, são outros momentos imperdíveis.

Leave a Reply