650.000 visitantes na Viagem Medieval resultaram em 2,2 milhões de retorno financeiro

12/08/2024

Chegou ao fim, este domingo, a XXVII edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, que durante 12 dias levaram a Santa Maria da Feira cerca de 650.000 visitantes, uma média de 50.000 diários, números que juntamente com o ‘merchandising’ resultaram numa faturação global de 2,2 milhões de euros, assegurou a autarquia feirense.

Durante 12 dias Santa Maria da Feira viajou no tempo até ao reinado de D. Duarte, numa recriação histórica que a empresa municipal Feira Viva continua a realizar, ano pós ano, sempre com o objetivo de manter o evento como um dos maiores de âmbito cultural no país, e que este ano trouxe à cidade cerca de 650.000 visitantes, numa média diária de 50.000. Mas para que este evento possa continuar a ser o sucesso que tem sido todos estes anos, Amadeu Albergaria, presidente da Câmara Municipal lembra que por detrás está tudo uma vasta equipa que envolve dezenas de coletividades locais e com recurso a cerca de 1.600 trabalhadores e 400 voluntários por dia.

O edil feirense referiu ainda que o retorno financeiro apresentado nesta edição tem como receita total um ‘superavit’ de 300.000 euros face ao investimento de 1,9 milhões – no total houve um retorno de cerca de 2,2 milhões de euros – entre entradas no recinto, merchandising da organização e áreas temáticas de pagamento adicional, sem contabilizar a faturação dos comerciantes privados que exploraram tabernas e bancas de venda no evento. “O balanço desta 27.ª edição é extremamente positivo e as opiniões recolhidas no local e nas redes sociais confirmam a nossa perceção de que o recinto esteve mais arejado, com mais zonas de estar, mais zonas de sombra e perto de 4.500 lugares sentados nas praças e palcos, sendo esses alguns dos fatores que contribuíram para a satisfação dos visitantes”, afirma.

No dia em que se ficaram também a conhecer as datas da realização da próxima edição, de 30 de julho a 10 de agosto de 2025, o autarca fez questão ainda de realçar o contributo cultural da iniciativa, com os seus mais de 30 espetáculos inéditos: “Nesta edição estiveram envolvidos perto de 1.200 intervenientes culturais, entre encenadores, coreógrafos, atores amadores e profissionais, figurantes, dançarinos, músicos e técnicos de luz e som. Este número posiciona a Viagem Medieval como um dos maiores eventos culturais do país”.

Das 110 propostas de animação disponíveis diariamente nos 37 hectares do recinto, destaque para as áreas temáticas mais visitadas que foram o Castelo, que regressou este ano em pleno, os Torneios e a Floresta Mágica. Em relação ao Castelo, registou-se um crescimento de 80% face à edição de 2023, ou seja, foram 10 mil pessoas que o visitaram. Os Torneios, com sessões esgotadas em vários dias, foram vistos por cerca de 1.400 pessoas por dia, números que quase duplicaram em relação aos torneios de 2023. Nota ainda para os espetáculos de grande formato, no Terreiro das Guimbras, onde em foco estiveram alguns episódios do reinado de D. Duarte.

“A Viagem Medieval está no ADN de Santa Maria da Feira. São os feirenses que assumem o protagonismo deste projeto, construindo-o com muito trabalho, empenho, dedicação e um enorme orgulho, fazendo desta edição um grande sucesso”, assegurou Amadeu Albergaria, que acrescentou ainda que só seria possível organizá-la em Santa Maria da Feira “precisamente pela força e garra dos feirenses”.

Em relação à edição de 2025 o contexto histórico só será anunciado posteriormente, no entanto, já se sabe que é intenção da organização manter os preços de acesso ao recinto que vigoraram em 2024.

Related Posts

Desde 1 de maio que a Linha do Vouga conta com o Passe Andante
Já arrancou a maior edição de sempre do Andebolmania
Feira transforma-se em cidade palco vivo da Paixão de Cristo

Leave a Reply