12/06/2020
Cucujães celebrou esta quinta-feira, 11 de junho, o seu 93º aniversário de elevação a vila. Para assinalar a data foram hasteadas as bandeiras na sede da Junta de Freguesia, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.
O couto de Cucujães foi elevado a Vila em 11 de Junho de 1927. Reza a história de que feito resultou de um movimento intelectual nascido em Cucujães, logo a seguir ao golpe militar de 28 de Maio de 1926. Foi a Junta de Paróquia quem solicitou ao Governo da ditadura militar a elevação do couto de Cucujães a Vila. Passou a denominar-se, então, Vila de Cucujães.
Por esquecimento da Junta de Paróquia, a palavra “Couto” desapareceu oficialmente do nome desta freguesia aquando a elevação a Vila. No entanto, atualmente, o nome de “Couto”, continua associado à terra, ou não tivesse sido um couto durante mais de seiscentos anos.

Hoje, para assinalar os 93 anos de elevação a vila, foram hasteadas as bandeiras no edifício da Junta de Freguesia, numa cerimónia muito simples, que contou com vários elementos do executivo da junta, entre eles o presidente, Simão Godinho, e do presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge.