3ª fase de desconfinamento avança na generalidade do território nacional

15/04/2021

O Primeiro-Ministro António Costa anunciou esta tarde, no final do Conselho de Ministros, que “na generalidade do território nacional”, vai ser possível, a partir da próxima segunda-feira, entrar na próxima fase do desconfinamento. Mas, há 13 concelhos que ficam em alerta, sete concelhos que vão permanecer na segunda fase de desconfinamento, que se iniciou a 5 de abril e quatro concelhos que recuam para a fase anterior. Os concelhos das Terras de Santa Maria estão no grupo que vai avançar para a terceira fase de desconfinamento.

Na próxima segunda-feira, 19 de abril, avança a terceira fase de desconfinamento “na generalidade do território nacional”, anunciou o primeiro-ministro, António Costa, após o Conselho de Ministros de hoje no qual foi apreciada a evolução da pandemia. Portugal entra assim no seu o 15.º estado de emergência no contexto de pandemia de covid-19. “Neste momento, encontramo-nos já num quadrante amarelo – embora ainda muito próximo do verde – e, portanto, consideramos, tal como têm considerado os especialistas, que estamos em condições de dar o próximo passo e na na generalidade do território nacional podermos a partir da próxima segunda-feira entrar na próxima fase do desconfinamento”.

Os concelhos das Terras de Santa Maria incluem-se entre os que avançarão para a próxima fase de desconfinamento. Há 13 concelhos que vão ficar em alerta, Aljezur, Almeirim, Barrancos, Mêda, Miranda do Corvo, Olhão Paredes, Penalva do Castelo, Resende, Valongo, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Famalicão. No entanto, Alandroal, Albufeira, Beja, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela vão permanecer na segunda fase de desconfinamento. Já Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior recuam para a fase anterior de desconfinamento.

Matriz de risco a 14 de abril

Assim, na próxima segunda-feira, 19 de abril, abrem as lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação, restaurantes, cafés e pastelarias – máximo de quatro pessoas ou seis nas esplanadas, por grupo. Estes estabelecimentos estarão abertos até às 22h00 durante a semana ou 13h00 ao fim-de-semana e feriados. Os cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos vão abrir, bem como todas as lojas e centros comerciais.

Vai ser também possível a realização de eventos exteriores com diminuição de lotação – cinco pessoas por 100 metros quadrados. Já os casamentos e batizados serão limitados a 25% de lotação. No que diz respeito às modalidades desportivas de médio risco também vão regressar, assim como a possibilidade da prática da atividade física ao ar livre até seis pessoas.

Assim, a partir de segunda-feira, dia 19, e de acordo com o calendário já apresentado pelo governo em março, os alunos do ensino secundário e superior podem voltar a ter aulas presenciais. Recorde-se que os restantes ciclos de ensino já foram gradualmente regressando às escolas. Os primeiros foram as crianças que frequentam creches e o primeiro ciclo e desde o dia 5 de abril os estudantes do segundo e terceiro ciclo também regressaram aos estabelecimentos de ensino.

Relativamente às fronteiras entre Portugal e Espanha vão continuar encerradas nos próximos 15 dias.

Related Posts

Desde 1 de maio que a Linha do Vouga conta com o Passe Andante
Já arrancou a maior edição de sempre do Andebolmania
Feira transforma-se em cidade palco vivo da Paixão de Cristo

Leave a Reply