26 de julho – Dia dos Avós

26/07/2020

Em Portugal, o Dia dos Avós celebra-se a 26 de julho. Este ano, e por força da pandemia da Covid-19, a celebração do dia passou um pouco ao lado das habituais manifestações de convívio que assinalam a data. Na região, o Europarque, em Santa Maria da Feira, costumava a ser o palco do Dia Metropolitano dos Avós, mas este ano a data foi vivida apenas no seio familiar, mas sem ser esquecida.

A celebração do dia dos avós é feita através de eventos e de atividades que prestam homenagem e que pretendem demonstrar carinho e apreço a todos os avós. A 26 de julho, os netos lembram o quanto eles são importantes no seu crescimento e educação, e as autarquias celebram a data com iniciativas de animação e convívio.

Na Área Metropolitana do Porto, a data celebra-se juntando os avós de todos os concelhos desta região, num momento único e festivo, no Europarque, em Santa Maria da Feira. Este ano, por força da pandemia da Covid-19, os afetos e carinhos para com os avós teve de ser de forma mais contida, mas, mesmo assim, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, não quis deixar de enviar uma mensagem de esperança a todos os avós, no sentido de que no próximo ano “vamos todos poder voltar a dançar, rir e divertir, como sempre”. O edil feirense desejou ainda que “este dia seja de muita felicidade, e que as mensagens da família vos encham os corações de muita alegria”,

Mas, foi apenas em 2003 que a data foi instituída pela Assembleia da República. Ao que tudo indica, terá sido devido à persistência de Ana Elisa Couto (1926-2007), conhecida como Dona Aninhas, natural de Penafiel e avó de seis netos, que tentou durante quase 20 anos para que a data fosse reconhecida e valorizasse a figura dos avós. A escolha recaiu no dia 26 de julho, por este ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Leave a Reply