Covid-19 – “Agora a diferença está claramente no comportamento individual de cada um” – Salvador Malheiro

19/04/2020

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, esteve este sábado, 18 de abril, em Ovar, para prestar homenagem aos bombeiros e forças de segurança na Praça da República, no primeiro dia após o levantamento da Estado de Calamidade e da respetiva cerca sanitária a que o concelho esteve sujeito. Um mês depois do controlo feito nas entradas e saídas no território devido ao SARS-CoV-2, o ministro para além de enaltecer o trabalho de todos os envolvidos neste combate à pandemia, lembrou que a vigilância policial vai continuar nos próximos dias, para que todo o trabalho que tem vindo a ser feito não se perca. Nesse sentido, Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, comprometeu-se com “a continuidade do trabalho feito até agora”, acrescentando que o Gabinete de Crise da autarquia manterá os respetivos procedimentos “como se do Estado de Calamidade se tratasse”.

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, esteve presente em Ovar este sábado, 18 de abril, para homenagear bombeiros, forças de segurança, não esquecendo a proteção civil e todos os profissionais de saúde, que estiveram e continuam a estar envolvidos no combate à pandemia da Covid-19. Um mês depois de o concelho ter sido sujeito à imposição de uma cerca sanitária, controlando todas as entradas e saídas, o ministro não quis deixar de agradecer “olhos nos olhos àqueles que foram os verdadeiros heróis desta batalha em Ovar”.

O ministro não deixou de reconhecer o trabalho de muitos agentes da Proteção Civil e profissionais de saúde, que não viraram a cara à luta, deixando a sua vida pessoal para segundo plano. “Há quem não saia há um mês do município de Ovar. Deixou ainda uma palavra a todos os ovarenses, que considera ter cumprido as regras do confinamento exigido, mas que “é um trabalho que tem de prosseguido”. Nesse sentido, lembrou que as entradas e saídas do concelho continuarão a ser autorizadas apenas para efeitos laborais, aquisição de bens de primeira necessidade ou procura de apoio médico e assistência a familiares.

Eduardo Cabrita – ministro da Administração Interna – Foto DR

Eduarda Cabrita lembrou ainda que apesar da cerca sanitária ter sido levantada, não significa que permitirá muito mais liberdade de circulação, até porque o Estado de Emergência continua a vigorar. E com a melhoria do estado do tempo, as pessoas não devem facilitar e se tentem a fazerem passeios e deslocações até à beira mar. Nesse sentido, avisa que haverá reforço policial no terreno, de forma a garantir o cumprimento estrito das regras de distanciamento social.

Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, comprometeu-se com “a continuidade do trabalho feito até agora” para contenção da covid-19, acrescentando que o Gabinete de Crise da autarquia manterá os respetivos procedimentos “como se do Estado de Calamidade se tratasse”. O autarca vareiro lembra ainda que, “agora a diferença está claramente no comportamento individual de cada um”, apelando para o cumprimento das regras e o “saber conviver com a Covid-19, que não nos vai deixar tão cedo”, lembra.

Recorde-se que em Ovar, a Câmara Municipal já contabilizou até este sábado, às 19h00, 609 casos confirmados, 29 óbitos e 73 pessoas recuperadas, num total de 55400 habitantes.

Leave a Reply