
100 anos dos Bombeiros da Feira merecem reconhecimento da autarquia
12/03/2021
Aprovados, por unanimidade, em reunião de Câmara Municipal, Voto de Louvor, Reconhecimento e Gratidão e apoio de 50 mil euros aos Bombeiros de Santa Maria da Feira, que celebram 100 anos dia 1 de maio.
A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira aprovou, por unanimidade, na reunião de 8 de março, um Voto de Louvor, Reconhecimento e Gratidão à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Feira, que completa 100 anos no próximo dia 1 de maio. O executivo municipal deliberou ainda, por unanimidade, conceder um apoio financeiro de 50 mil euros à mesma associação, destinado à aquisição de uma viatura de desencarceramento.
Proposto pelo presidente da Câmara, Emídio Sousa, e aprovado por todos os vereadores do PSD e PS, o Voto de Louvor, Reconhecimento e Gratidão enaltece o “percurso ímpar e meritório que marcou o primeiro século de atividade” desta associação, sem esquecer os novos desafios impostos pela Covid-19. “Com resiliência e determinação, os Bombeiros Voluntários da Feira sempre estiveram na linha da frente no combate à pandemia, assegurando em simultâneo outras frentes de atuação, com igual abnegação e altruísmo.”, salienta a proposta.
De referir que a Câmara Municipal atribuiu duas distinções honoríficas à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Feira ao longo do seu percurso – a Medalha de Mérito Municipal (grau prata), a 16 de janeiro de 1941, e a Medalha de Mérito Municipal (grau ouro), a 3 de dezembro de 1960 –, “reconhecendo o espírito de missão e o sentido de responsabilidade em prol do trabalho humanitário, de cariz voluntário, que desenvolve desde 1921”.
Seis décadas depois da atribuição da Medalha de Ouro, a Câmara reitera, através do voto agora aprovado, “a sua profunda gratidão, admiração e homenagem às sucessivas direções e comandos, e de uma forma especial ao corpo ativo de soldados da paz” dos Bombeiros Voluntários da Feira, prestes a completar um século ao serviço da comunidade.
A proposta de atribuição de um apoio financeiro de 50 mil euros para aquisição de uma viatura de desencarceramento também mereceu aprovação unânime por parte do executivo municipal. Trata-se de um importante reforço para a frota dos Bombeiros da Feira, que atualmente dispõe apenas de um carro para este fim, com mais de 15 anos e que já acusa o desgaste do uso e da degradação, contrariando a celeridade que este tipo de socorro exige.
A nova viatura servirá todo o concelho de Santa Maria da Feira, território que regista um intenso tráfego rodoviário e, consequentemente, um elevado risco de ocorrências associadas à sinistralidade.